Livros ou filmes?

Fonte: justsmile.blogs.sapo.pt
Sou suspeita no que toca a abordar este tema porque toda a minha vida preferi livros a filmes e as bibliotecas sempre me apaixonaram mais que uma sala de cinema. No entanto, posso vos garantir uma coisa: a minha opinião está longe do estereótipo de pessoa que lê livros e acha que eles são  melhores que qualquer filme.

Acho que há livros muito bons como livros péssimos e filmes que se enquadram em ambas as categorias também. Sempre concordei que os livros eram melhores (não posso mentir) mas agora não. Cada livro é um livro e cada filme é um filme. Há filmes que me surpreendem mais do que o próprio livro fez. Sim, eu leio primeiro e vejo o filme depois (à excepção de um ou outro caso). Sempre tive a ideia pré-concebida de que os livros conseguiam ser mais explícitos no que toca à emoção da personagem (e continuo com essa ideia) e que estimulam a criatividade por nos colocar a imaginar a acção a decorrer. Acho que é isto que mais gosto nos livros: dão-me espaço para imaginar. O filme também tem a sua magia. Acho que são os filmes que complementam a nossa imaginação e às vezes descobrimos coisas sobre as personagens que nenhum livro alguma vez poderia elucidar.

No fundo a discrepância que existe entre livros e filmes tem vantagens. Eu faço questão de ler primeiro o livro para criar o mundo daquelas personagens consoante o que li e depois no filme estou a fazer comparações com todas as características possíveis: se a personagem usa o cabelo da forma especificada no livro, se aquele encontro aconteceu ou se o final é igual.

Não consigo imaginar de todo um mundo só com livros ou um mundo só com filmes. Claramente, para mim, a co-existência dos dois é necessária porque se complementam e conseguem atingir um nível criativo mais vasto.

Sou relativamente exigente no que toca às adaptações cinematográficas. Adorava que tudo o que aparece naquelas páginas fosse contado no filme mas isso é impossível. Há filmes que conseguem superar o livro, outros que nem chegam aos calcanhares e alguns no mesmo nível. Acho que depende da visão que o realizador criou, que eu criei e que o autor criou. Peso muito as três perspetivas na altura de ver o filme e de compará-lo com o livro mas desde que o filme tenha os acontecimentos mais relevantes já é bom o suficiente para mim.

De forma geral (porque vou falar especificamente mais tarde) o único filme que superou o livro foi Com Amor, Simon e After andou bem lá perto também. Acho que ambas as adaptações foram muito fieis ao livro e que houve acontecimentos que, por não estarem no livro, trouxeram uma magia extra ao filme.
Lembro-me também da série 13 Reasons Why. No que toca a qual das duas adapatações é melhor não me consigo decidir. Há aspetos no livro que deixam a desejar e outros que na série também fazem o mesmo. No entanto, não deixa de ser uma série muito bem estruturada e um livro fantástico.
Também houve casos em que vi os filmes todos e nunca cheguei a tocar no livro por não sentir necessidade de tal coisa como A Culpa é das Estrelas e The Hunger Games. 

Concluindo gosto de livros e filmes mas a minha preferência vai sempre depender de livro para livro, de filme para filme e de série para série. Nunca vou ler um livro depois de ter visto o filme só porque sim mas apenas se sentir necessidade de me envolver ainda mais com a história

E vocês? Livros ou filmes?


Comentários